Atrair clientes para o seu negócio tornou-se uma arte muito especializada e até mesmo requisitada. A quantidade de estudos e informações necessárias que devem ser agregadas dentro de uma abordagem esquemática é grande, e pode ter início a partir de um projeto de arquitetura comercial aliada a uma equipe multidisciplinar.
O projeto de arquitetura comercial serve como uma ferramenta de tomada de decisões que passa por inúmeras questões, e deve ser considerado como item indispensável para o planejamento de um novo empreendimento ou para a reestruturação de um negócio existente e em funcionamento.
O plano de negócio que aborda questões financeiras e administrativas interfere diretamente no projeto de arquitetura e pode ser o sucesso de uma nova empreitada.
A escolha do ponto, o tipo de público que deseja ser alcançado, o faturamento do negócio, a exposição do produto, o estoque necessário, a vitrine que deve ser o chamariz do cliente, a quantidade de pessoas que deve ser atendida no local e como devem ser atendidas, além do tipo de gestão para administrar a rotina diária, conduzem o projeto do espaço a ser criado.
A experiência do consumidor deve proporcionar a circunstância (ser o gatilho) do ato da compra do produto ou serviço.
Quem nunca entrou em uma loja, bar ou restaurante, e comprou um produto ou serviço somente pela experiência de estar no local que proporcionou diversas sensações? A vitrine atrativa, a temperatura ideal, cores adequadas ao produto oferecido, a iluminação direcionada do ambiente, o conforto do espaço, com a música ideal, somados a beleza inovadora e bem planejada da comunicação visual e identidade da marca totalmente em sintonia, refletem na experiência do consumidor.
O projeto neste sentido materializa todas as intenções de um empresário e torna possível um investimento calculado e seguro, pois as complexidades e a competitividade de mercado exigem que o empreendimento seja inovador e possa ser reinventado sempre a fim de gerar uma rentabilidade maior, com a diferenciação do negócio permitindo a fidelização do cliente.
A arquitetura como ponto de início de um negócio, que deve ter a capacidade de inovação com potencial de diferenciação do espaço e das ações criadas a partir dele, cria condições para que a implementação do plano de negócio seja efetivado com a melhoria da gestão e redução de custos que irão promover a geração de lucro: ideal de todo e qualquer empresário.
Matéria publicada em minha coluna no Jornal de Jundiaí e no Portal JJ: Clique Aqui!