O espaço do trabalho é o local onde passamos a maior parte do tempo de nossas vidas. Esta é a máxima de todas as profissões! Uma característica comum a todas as atividades de trabalho nos leva a pensar em qual seria o espaço ideal para cada um.

Devemos avaliar qual a atividade e como funcionam os processos de cada profissão para se projetar adequadamente. Existem espaços que podem agregar inúmeras pessoas desempenhando ou não a mesma função, e quando pensamos em pessoas o projeto personalizado vem à tona.

Tendo a arquitetura como o instrumento de projetar o espaço para pessoas, o sentimento de que o espaço de trabalho deve ser ideal torna-se o principal objetivo de um planejamento.

A funcionalidade não deve se distanciar de maneira alguma da boa estética. Chegar para trabalhar e encontrar um espaço organizado, funcional, prático, limpo, arejado, bem iluminado, e com visual adequado à atividade a ser desempenhada já é o primeiro passo para a história de sucesso de uma empresa.

Somada a estas características, a presença de pessoas que agregam uma equipe e formam um time para a empresa, com certeza deixa o ambiente muito agradável, e pode garantir de maneira muito positiva a produtividade de uma  empresa.

A gestão da empresa não garante o sucesso de maneira isolada, um conjunto de fatores atua para que a empresa demonstre suas características e sua identidade corporativa.

O design das empresas deve considerar um ambiente inovador, que estimule a criatividade e produtividade para que o ganho não seja só financeiro para o proprietário ou empresário, e acima de tudo deve proporcionar redução de custos operacionais, racionalidade de desempenho de funções, e layout flexível para se adaptar as necessidades multifuncionais, chegando a um ganho de qualidade de espaço que gere produtividade com satisfação para o colaborador ou cliente.

Os espaços de grandes corporações sempre buscam mostrar a cara do negócio e podemos identificar alguns exemplos bem conhecidos: Sede de Google e Facebook que são cases de sucesso.

Seguindo este raciocínio podemos identificar várias características de cada negócio que atendem legislações específicas e identidade de cada profissão.

A tendência hoje para escritórios e espaços corporativos rompe com a máxima de espaços padronizados resultantes de produção industrial gerada pela globalização sem identidade. A utilização de espaços integrados sem hierarquia formal e características repetitivas podem ser uma das maneiras de se buscar um ambiente integrado que permite a troca de experiência entre as pessoas permitindo assim a apropriação do espaço.

Texto publicado na minha coluna no Jornal de Jundiaí.

Fotos: Pinterest