Os cães ocupam cada vez mais espaço dentro do convívio familiar. Segundo levantamentos realizados em 2015, são 52 milhões de cães vivendo em residências só no Brasil. Uma matéria publicada na edição brasileira do jornal espanhol El País, mostra que a exemplo do que acontece no Japão e Estados Unidos, o número de cães já é maior que o número de crianças nos lares brasileiros.
Esses filhos de quatro patas movimentam anualmente mais de 16 bilhões de reais, em produtos e serviços. E muitos deles são tratados como verdadeiros membros da família, tanto que criar espaços exclusivos para eles já é uma tendência na arquitetura e no design de interiores.
Da antiga casinha nos fundos do quintal para confortáveis caminhas dentro de casa, os cães foram ganhando cada vez mais espaço e hoje já se fala em Dog Stations, termo que define espaços que podem ser verdadeiras “suites”, com direito a cama e banho, ou simplesmente um espaço para cuidar da higiene e da beleza.
As dogs stations podem ser espaços adaptados na lavanderia, por exemplo, ou até quartos projetados especialmente para atender as necessidades do pet. Para alguns isso pode até parecer um exagero mas quem ama animais não mede esforços para dar todo o conforto possível para eles.
Claro que manter um animal dentro de casa pede muitos cuidados com a higiene. Muitos donos preferem dar banho eles mesmos em seus cães a mandá-los para os pet shops. E se você já teve essa experiência sabe o quanto faz falta um lugar adequado para essa tarefa. Nesses casos o conforto e para as duas partes.
O site The Contemporist (http://www.contemporist.com/) apresentou os benefícios de ter uma dog station em casa, com matéria ilustrada com fotos de projetos de arquitetos norte-americanos. Eu fiz uma pesquisa no Pinterest e peguei mais algumas imagens para inspirar a dog station que o seu cão merece.