Descobri na internet a SPYNDI, essa super versátil cadeira criada pelo coletivo de designers da lituânia, o Dizainovacija, liderado pelo designer Mindaugas Zilionis.
Inspirada na coluna vertebral humana e produzida de forma 100% artesanal, a SPYNDI é composta por 60 ripas que se encaixam como “legos” e permitem inúmeras variações, indo da poltrona e espreguiçadeira até uma mesa lateral ou uma base para exercícios físicos.
O protótipo dessa peça foi apresentado pela primeira vez em 2007, na LITEXPO, arrebatando um júri formado por grandes nomes do design internacional que deram a ela o 1º lugar. De lá para cá, foi uma sucessão de prêmios nos principais eventos de design da Europa.
Este ano eles a produção de uma série super limitada foi viabilizada através do Kickstarter, o maior site de financiamento coletivo do mundo e que apoia projetos inovadores.
E inovadora é a melhor definição para a SPYNDI. Além de ser uma peça de design altamente contemporâneo e desejável, ela traz o design de mobiliário para um novo patamar onde a funcionalidade e a sustentabilidade alcançam níveis surpreendentes, dentro do conceito “ter muito mais com muito menos”.