As plantas são indispensáveis em qualquer projeto de decoração. Embelezam, dão mais vida ao ambiente, perfumam e ainda algumas espécies renovam e purificam o ar.
Particularmente adoro as orquídeas em vasos. Além de belas, até mesmo quando sem flores, elas são fáceis de cuidar e são sempre uma surpresa a cada florescer. Vão bem com todos os estilos e agradam quase todas as pessoas.
Mas para escolher a planta certa para um projeto é fundamental, antes de tudo, uma análise profunda das pessoas que conviverão com elas. Primeiro é preciso saber se os moradores da casa têm tempo e talento para cuidar delas.
As folhagens são mais recomendadas para pessoas com pouco tempo para cuidar de plantas. E para aquelas que não têm tempo algum ou se esquecem até de colocar água nos vasos, as leguminosas são ideais.
Flores exigem mais cuidados, portanto são ideais para quem realmente curte cuidar delas. Geralmente são pessoas com uma rotina mais calma, que podem se dedicar a regar, controlar a luz e adubar periodicamente a terra.
Gosto muito também das flores e folhas de corte mas elas são mais indicadas para decorar a casa em datas especiais.
Na cozinha, ervas e temperos, além de decorativas, trazem aromas que podem estimular as pessoas a cozinhar. E elas vão do vaso para o prato, dando mais sabor aos alimentos.
Ambientes: Larissa Carbone Arquitetura e Interiores
Plantas: Flora da Mata
Fotos: Priscila Paggiaro