Os tempos mudaram muito. Hoje valorizamos muito toda a história que está por traz de um produto e também sua relação com o futuro.

Na semana passada estive em Gramado (RS) a convite da Bontempo, para conhecer um pouco mais sobre a história da empresa, seu processo criativo e produtivo e, principalmente, as novidades da nova coleção.

Rafael Crepaldi (dono da franquiada em Jundiaí), Raquel Marechal (arquiteta), Cristiani Fachini (marketing), Larissa Carbone (arquiteta), Rafaela Stedile (diretora de marketing) e Rudinei Stedile (sócio-fundador e diretor da Bontempo).

Tive a oportunidade de ouvir Rudinei Stedile e sua filha Rafaela, responsáveis pela direção e o marketing da empresa. Com 40 anos recém completados, a empresa mantém a estrutura familiar e dando especial enfoque aos sentimentos. Essas características são valores agregados à marca e por isso o foco da empresa está na personalização.

Apesar de ser uma indústria, não vemos na Bontempo um sistema clássico de uma linha de produção. Cada peça produzida faz parte de um projeto específico e da construção de um ambiente muito bem projetado, dentro de uma cadeia de produção altamente personalizada.

Escritórios da Bontempo em São Marcos
Escritórios da Bontempo em São Marcos
Painel com a timeline da Bontempo

Eles mapearam todos os processos de produção e se orgulham de conhecer as etapas de fabricação de cada móvel. Estudam as feiras de referência em todo o mundo e trazem as experiências para conhecimento dos projetistas sem perder sua essência. Todo esse conhecimento enriquece a marca mas não a descaracteriza. Eles não abrem mão de sua história e da construção de sua própria identidade.

A preocupação com a qualidade se estende além do processo produtivo, considerando principalmente o colaborador como parte da família, que deve sentir o valor da empresa para transmitir às suas funções toda sua responsabilidade e carinho. A mesma atenção é dada aos especificadores, arquitetos e designers, que são quase todos multiplicadores do conceito e da marca.

Nas novas criações da marca, as principais tendências surgem a partir das referências apontadas pelos maiores eventos do segmento em todo o mundo, como o iSaloni, a Maison & Objet, a IMM Clogne e a Design Week de Estocolmo: O conforto e bem estar aliados a uma atmosfera acolhedora e com muita personalidade são o direcionamento principal das novas linhas, que combinam modernidade, tradição e influência de diversas culturas.

Essa sensibilidade e essa dedicação fazem parte das raízes italianas de seus fundadores, que sempre acreditaram no trabalho e na qualidade para crescer e vencer, e souberam transformar em experiências super positivas os momentos de dificuldades que tivemos nesses últimos 40 anos.

Jantar de confraternização

Oportunidades como essa, de estar tão próxima de meus parceiros e conhecê-los além do showroom e catálogos super elaborados, me enriquecem como profissional e como pessoa, além de estreitar uma relação que passa ter toda uma história fundamentando a confiança.

Jantar de confraternização

Eu e o franquiado Rafael Crepaldi, dono da loja Bontempo em Jundiaí.