Certamente
você já teve contato com alguma peça desenhada por Karim Rashid e nem saiba. Em
pouco mais de 3 décadas de trabalho, ele já criou 3.000 produtos, ganhou mais
de 300 prêmios e tem sua marca em mais de 40 países.
Entre seus
clientes há nomes de projeção mundial como Veuve Clicquot, Nokia, Sansung,
Alessi, Coca-Cola, Disney, Prada, Toyota, Sony, Swarovski e Yahoo, entre muitos
e muitos outros. No Brasil ele já criou produtos para a Melissa, Porcelanas
Oxford e duas peças para a coleção 2014 da A Lot Of Brasil (a cadeira Siamesas
e a mesa Vida).
Rashid é um
fenômeno. Seu talento e produtividade, aliados a uma administração impecável e
um intenso trabalho de marketing, fazem dele um dos grandes nomes do design mundial
e o mais famoso das 3 Américas, segundo a revista Times.
Nascido no
Egito, criado no Canadá e formado na Itália, ele é um homem do mundo e
independente. Principalmente em sua linha de pensamento. Para Rashid o design
não tem nenhum compromisso com a função, segundo ele, tudo já foi inventado e
cabe aos designers apenas melhorar as coisas, para deixar tudo mais belo.
Apaixonado pela forma e pela cor, o designer que se veste geralmente de branco e rosa, não gosta de classificações como moderno e futurista. Ele prefere ser
classificado como atual e diz que deveríamos nos preocupar apenas em viver o
presente.
Em sua
visita ao Brasil em 2013 para a inauguração da filial paulistana da eslovena Gorenje,
onde lançou uma linha de eletrodomésticos assinada por ele, Rashid defendeu o
design ao alcance de todos e como um fator de melhoria da qualidade de vida.
Ele diz que em seu dia a dia busca transformar, através de pequenas ações, o
mundo em um lugar mais humano, prazeroso e experienciável.
E isso se
traduz em suas criações que vão de projetos de interiores para restaurantes e
hotéis à objetos de consumo em massa, de mobiliário e iluminação à produtos de
alta tecnologia. Existe limites para Karim Rashid? A resposta é não.
www.karimrashid.com
Fontes e Fotos: Obvio, UOL, Gorenje do Brasil, A Lot Of Brasil, Hypeness e Karim Rashid