O partido deste projeto buscou na base das conexões regionais do Sul, o principal viés estético. O aconchego do lar como pano de fundo da arquitetura de interiores desta residência foi o principal objetivo.
Esta família me procurou após conhecer alguns trabalhos e se identificar diretamente com meu perfil estético e conduta profissional. É um casal jovem com filha pequena que gostaria de trazer para o novo lar, suas referências do Sul, mas com uma pitada de modernidade.

O espaço gourmet foi o protagonista da ação mas aos poucos a reforma se estendeu para os banheiros, que foram totalmente remodelados e para alguns pontos da residência que receberam pequenas o intervenções.
Buscando o essencial para esta família pensei na utilização de alguns elementos que gosto muito, por traduzirem características estéticas que a meu ver são de extrema importância para conferir ao espaço uma proposta de bem estar.


A utilização da estrutura metálica aparente na ampliação do espaço gourmet foi o ponto de partida para as combinações de outros elementos estéticos. O forro de madeira escura de Feijó executada sob medida por uma marcenaria garantiu o tom desejado que combinasse com outros elementos do espaço e permitiu que a característica do Sul, que utiliza muito madeiras escuras, subisse até nossa região.


A composição deste material aliado a estrutura metálica pintada na cor preta, o piso de porcelanato com textura de cimento queimado – concretissima mariz nude, o revestimento de churrasqueira de porcelanato com textura de concreto ripado – concretissima argento, aliado ao revestimento da bancada de porcelanato – rio retro mix black, permitiu o toque de modernidade aliada a tradição da madeira escura.

 


As Luminárias também entraram na figuração do moderno: lâmpadas de filamento de carbono em pendentes com cúpulas de concreto, e trilhos metálicos com spots direcionáveis na cor preta. O tijolinho aparente utilizado na parede de sala e na parede de escada também foi o responsável pela característica rústica moderna do espaço. A imagem que o tijolo nos lembra sempre é de casa e de espaços industriais ingleses, locais em que foram muito utilizados. Utilizamos uma placa de revestimento da Portobelloshop indicada especialmente para este tipo de situação. Praticidade aliada a tradição icônica.


Nos banheiros utilizamos uma base neutra do concreto com painéis de porcelanato com textura de madeira. Todos os tampos dos banheiros foram esculpidos em porcelanato e forma especialmente desenhados para estes espaços.
No projeto podemos ver que a intenção do projeto está estabelecida e ao buscar os móveis junto aos fornecedores podemos ter gratas surpresas quando os clientes se emocionam com as peças escolhidas especialmente para cada ambiente.


Adoro paredes verdes e sempre que posso indico, e neste caso, um pequeno ajuste de essência transformou a parede verde real em parede verde emoldurada no painel de quadros com fotografias de vegetação. Mais uma vez reforço que trabalho para o protagonista do espaço: o cliente!


Cada um tem sua história, suas tradições, suas referências sócio culturais e são estas características o ponto de partida para o meu partido estético de projeto. A busca pela qualidade dos espaços como objeto deve resultar na qualidade de vida de quem os habita!