Diz a história que a rainha Elizabeth I serviu biscoitos de gengibre em formato de homenzinhos para homenagear seus convidados em uma festa de Natal. E como tudo o que a realeza faz vira moda, eles se tornaram uma tradição natalina que perdura até os dias de hoje.
Já a lenda diz que é de tanto comer esses biscoitos no Natal que a rena Rudolph fica com o nariz vermelho como uma lâmpada!
Mas existe também uma fábula sobre o Homem de Biscoito de Gengibre, publicada em 1875 e que conta que uma velha senhora estava a assar um grande biscoito de gengibre em formato de boneco e quando abriu o forno, o biscoito pulou da fôrma e saiu correndo pela janela.
E, desde esse dia, o homem de biscoito de gengibre corre por aí, sem que ninguém consiga pegá-lo.
No Brasil eles não são tão populares quanto nos Estados Unidos e na Europa mas são uma delícia e são uma ótima opção de presente por seu significado e antecedentes elegantes. Além disso a duração deles fora da geladeira é super longa e podem ser usados até como decoração para a árvore de Natal. E você pode fazer também outros enfeites: Estrelas, flocos de neve, casinhas…
Se você tem habilidades na cozinha, aqui vai a receita para fazer você mesmo e dar um toque ainda mais pessoal ao presente:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 100 g de manteiga
- 2 colheres (chá) de gengibre, em pó
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 ovo batido
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 xícara (chá) de açúcar, mascavo
- manteiga e farinha para untar
- 1 clara de ovo
- açúcar de confeiteiro, o quanto baste
- corante alimentício líquido nas cores que desejar