Na sala ele é rei, domina e é a própria razão de existir do ambiente. Na sala de estar nada como estar em um confortável e aconchegante sofá!
E justamente por ser o ponto central na decoração, escolher o sofá certo é uma das tarefas mais difíceis na hora de fazer um projeto.
Além do fator estético e do estilo do ambiente, os hábitos de seus usuários são fatores que exercem grande influência na escolha do sofá perfeito. Isso porque o sofá é palco de muitas situações no dia-a-dia que vão desde as brincadeiras das crianças até uma soneca eventual.
É no sofá que muitas pessoas gostam de ler, namorar, ver TV, bater papo com os amigos… Há até quem goste de fazer suas refeições no sofá. Então além de confortáveis eles precisam ser práticos, fáceis de manter limpo e arrumado.
Outro ponto importante é o tamanho. A medida certa entre o espaço e o número de usuários nem sempre é uma conta que as pessoas costumam fazer. O sofá precisa acomodar todos os usuários frequentes e também respeitar as proporções do ambiente e os outros móveis, mantendo espaço livre para circulação.
O revestimento é outro fator importantíssimo. Você pode até sonhar com um sofá de sarja branca mas se você tem cachorro, crianças ou adolescentes que adoram colocar os pés sobre o sofá, pense na limpeza e na durabilidade.
Tecidos 100% impermeáveis como o couro ecológico podem ser a melhor opção.
Quanto à cor, lembre que sofás com cores muito extravagantes podem “cansar” bem mais rápido. Os tons neutros e mais sóbrios têm vida mais longa. O cinza, por exemplo, é uma cor super prática e aceita facilmente todas as outras cores, ou seja, trocando as almofadas você renova a peça sem grandes custos.

No quesito conforto, fique atento a qualidade da espuma e à profundidade do sofá, bem como a altura do encosto. A melhor dica para isso é fazer a prova. Esquecer que está em uma loja e sentar-se como se estivesse em sua própria casa.

 

Leia também este post sobre sofás.