Recentemente fui conhecer a loja da Aesop nos Jardins e me apaixonei pelos produtos e também pela loja em si, com projeto de Paulo Mendes da Rocha. Todo o conjunto, dos produtos à arquitetura, do atendimento à música ambiente, nos remete a experiências sensoriais que nos tiram completamente do lugar comum.


Fundada em 1987 em Melbourne, na Austrália, a Aesop rapidamente se tornou uma marca mundialmente conhecida em produtos de cuidados pessoais e beleza por ter uma proposta natural, produtos de alta qualidade e por vincular à sua imagem o trabalho dos mais renomados designers do mundo.


Se nas embalagens o conceito da marca radicaliza no minimalismo, nos pontos de vendas espalhados pelas principais cidades do mundo o design é único para cada loja e é sempre uma surpresa.
Em Zurique, por exemplo, o projeto assinado por Rodney Eggleston é todo em cortiça. Em Nova Iorque, Jeremy Barbour assina o projeto feito com com 400 mil folhas de papel do jornal The New York Times. Na loja da Saint-Honoré, em Paris, o projeto do March Studio utilizou 3.500 peças de madeira vitoriana.


No Brasil a Aesop chegou em 2014 e sua primeira loja aqui, instalada nos Jardins em São Paulo, tem assinatura do mestre Paulo Mendes da Rocha, um dos maiores nomes da arquitetura brasileira e ganhador do prêmio Pritzker.
Desenvolvido em parceria com o escritório METRO Arquitetos Associados, de Martin Corullon e Gustavo Cedroni, no projeto da loja Aesop Jardins predomina o vidro, o aço e o concreto. O ponto central é uma grande bancada suspensa em concreto polido, criada a partir de um cilindro em aço pintado. Nessa bancada fica a pia, ítem obrigatório em todos os projetos.


O som ambiente da loja é um destaque à parte e completa toda essa experiência. A música é um detalhe importantíssimo e ao qual muitos empresários não dão a devida importância. No set list da Aesop me chamou muito a atenção a música do queniano Ayub Ogada .


Agora quero conhecer a loja da Aesop na Vila Madalena, que tem projeto assinado pelos Irmãos Campana.

 

Fotos: Aesop, Casa Vogue e Larissa Carbone