Conversando com um amigo sobre tendências na moda e decoração, ele fez a seguinte pergunta: Quem determina o que será moda a cada temporada? Como as empresas dos mais variados segmentos lançam simultaneamente produtos similares a cada temporada? Existe um “deus” que dita as tendências?
Achei interessante a pergunta dele e aproveitei para fazer este post, já que muita gente deve ter esse mesmo questionamento.


Na verdade não existe um “deus” mas as grandes marcas, para garantir a assertividade em suas coleções, contratam institutos especializados em analisar um grande conjunto de fatores que apontam o que o público desejará consumir nas próximas temporadas.
Não se trata de milagre ou imposições do mercado. Grandes empresas não podem correr o risco de lançar produtos que venham a fracassar na hora da venda. Assim, tudo o que acontece no mundo hoje, influencia o mercado amanhã. A função desses especialistas é estudar e analisar tudo isso e transformar em dados que influenciam todos os segmentos da indústria, da criação e produção até as embalagens e a publicidade.



Um exemplo bem claro disso são as cores. A cada ano uma cor surge como a grande tendência e se espalha em todos os produtos que consumimos. Este ano foi o Rosa Marsala que invadiu passarelas e editoriais de moda nas revistas, showroom de móveis e acessórios para casa, etc e etc.
Para a próxima temporada o Marsala será substituído pelo Rose Quartz, cor que está entre as top trending colors para a Primavera 2016 na Europa e Estados Unidos, segundo uma pesquisa do  Instituto Pantone, uma das maiores autoridades mundiais quando o assunto é identificar tendências.
 
Mas o Rose Quartz não vem sozinho. Essa cor puxa uma cartela com vários tons  calmantes e alegres, refletindo um desejo mundial: O otimismo!
Segundo o Instituto Pantone, apesar do rosa e tons pastéis terem sido associados ao universo feminino nas últimas décadas, as cores do momento ultrapassam as fronteiras de gênero, quase colocando um ponto final nos conceitos de diferenças e proclamando a igualdade. Assunto super em pauta em todos os meios.
Essa cartela de cores puxada pelo Rose Quartz vem também como uma continuação do estilo retrô que vem dominando já a alguns anos e reflete a busca do público por um certo romantismo e delicadeza da metade do século passado, adequado aos avanços dos tempos atuais.

O Rose Quartz já aparece também como a cor do verão 2016 aqui no Brasil e deve permanecer por todo ano. E em tempos pessimistas e violentos, esse clima mais suave e delicado tem a missão de acalmar os ânimos e projetar um futuro mais alegre, mais gentil, sereno e otimista.