Mobiliário Urbano é uma das minhas paixões e constante tema de pesquisas e estudos. E esse assunto vem ganhando cada vez mais importância com a necessidade de re-humanizar as cidades e trazer o cidadão para ocupar os espaços públicos, até como uma forma de combate à violência, promovendo a integração entre as pessoas.
Em minhas pesquisas na internet encontrei o incrível trabalho do Studio Juju, na China, desenvolvido para o Gardens By The Bay, um parque criado em um aterro marinho de 101 alqueires em Singapura.
Fundado em 2009 em o Estúdio Juju trabalha no design e desenvolvimento de produtos, mobiliário e espaços com uma sensibilidade extra para as interações humanas e soluções focadas na essência e simplicidade.
Essas características são facilmente percebidas nessa série de 8 modelos de bancos para o Gardens By The Bay. Construídos em Balau, uma espécie de madeira de reflorestamento muito comum na Ásia, com perfis e amarrações em metal, os bancos foram projetados para serem resistentes às intempéries do clima tropical e às incontáveis possibilidade de uso no dia-a-dia.
O design segue um vocabulário proposto pelo próprio ambiente e apresenta uma leveza incomum quando se fala de mobiliário público urbano, se destacando e ao mesmo tempo se inserindo na paisagem, sempre de forma convidativa.
O Studio Juju coleciona prêmios e honrarias como o “Designers of the Future”, oferecido em 2011, pela Design Miami. Em 2012, eles foram selecionados como um dos quinze designers para representar os quinze anos de SaloneSatellite, em Milão.