De 14 a 16 de setembro em Manaus acontece a segunda edição do Congresso Internacional de Arquitetura e Sustentabilidade na Amazônia – II ARQAmazônia.

O tema desta edição é “Cidade e natureza, ambiente de todos” e o objetivo é abrir espaço para reflexão e propostas de modelos urbanos arquitetônicos com viés sustentável na Amazônia.

amazon-rainforest-ecological-wonder-biodiversity-store

O evento terá palestras ministradas por grandes nomes da arquitetura e urbanismo do Brasil e do exterior. Entre eles: João Virmond Suplicy Neto, Marta Adriana Bustos Romero, Niro Higuchi, Alejandro Gomez Rios (Peru), Luis Alberto Torres Garibay (México), Ana Valderrama (Argentina), Bruno Roberto Padovanno, Mirna Luiza Cortopassi Lobo, Gustavo Adolfo Restrepo (Colombia) e Ibo Bonilla Oconitrillo (Costa Rica), entre muitos outros.

Também foram selecionados 68 resumos de trabalhos científicos em Arquitetura e Urbanismo para apresentação no ARQAmazônia.  

1449266581

Segundo Claudemir José de Andrade, presidente do IAB-AM e coordenador do evento: “É uma oportunidade de expansão de conhecimentos e troca de experiências entre participantes, além de promover a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. O ARQAmazônia debaterá ainda contribuições, bem como os melhores trabalhos apresentados pelos participantes para que o evento seja um verdadeiro fórum de produção de conhecimento e de um diálogo internacional”.

O presidente da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), João Virmond Suplicy Neto, ressalta que o evento vai buscar convergências entre adequação ambiental e qualidade de vida à sociedade, justificando assim a existência de entidades que promovem este tipo de trabalho dentro da arquitetura.

Já Sérgio Ferraz Magalhães, presidente do IAB Nacional, destaca que o II ARQAmazônia será importante para a preparação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos,  que é promovido pela União Internacional de Arquitetos e pela primeira vez será realizado no Brasil, no Rio de Janeiro em 2020.

20160802_113618_resized

Saiba mais sobre o evento em www.arqamazonia2016.com.br

Fonte: www.caubr.gov.br